Recomendações APMVEAC – COVID-19

 

Recomendações APMVEAC – COVID-19

1 de Outubro de 2021

De forma a continuar a apoiar aos Médicos Veterinários de Animais de Companhia a lidar com esta conjuntura e apoiar a comunicação junto aos seus clientes e público em geral, a APMVEAC continua a divulgar, em coordenação com OMV e outras instituições, informação atualizada e fidedigna de fontes oficiais junto dos seus associados:

Situação Epidemiológica e Medidas de Prevenção para a População Geral e Empresas (CAMVs)

Recomendações para Centros de Atendimento Médico-Veterinários (CAMV)

Recomendações de  atuação para Médicos Veterinários durante o período de exceção da pandemia COVID-19 

Como princípio geral de atuação, deve apelar-se ao profissionalismo do Médico Veterinário (MV), para que atue com base na evidência científica e na boa fé, aplicando o senso comum para discriminar quais os casos que requerem atenção imprescindível para a salvaguarda da vida e do bem-estar do animal, assim como a manutenção da Saúde Pública.

Recomendações para Médicos Veterinários de Animais de Companhia

Nos CAMV, realizar preferencialmente o atendimento de vacinações, consultas, visitas a pacientes internados, exames e recolha de encomendas de medicamentos ou alimentos mediante marcação prévia e autorização do Diretor Clínico ou MV responsável.

  • Caso seja necessário estabelecer prioridades de atendimento, deverão ser consideradas situações de urgência (pelo seu carácter e progressão) todos os casos em que  o atendimento não se possa adiar, de forma a evitar a dor e o sofrimento de animal, sempre de acordo com o critério do MV.
  • Os CAMV colocarão à disposição dos seus clientes, e detentores de animais, um dispensador de produto desinfectante para sua segurança. Deve utilizar-se gel desinfectante para a higiene das mãos ao entrar e ao sair do CAMV.
  • Devem evitar-se os ajuntamentos na sala de espera, respeitando escrupulosamente as distâncias recomendadas. Recomenda-se limitar a 50% da capacidade da Sala de Espera. Não permanecerão na sala de espera mais pessoas do que as permitidas pela dimensão da mesma, tendo em conta as medidas de prevenção recomendadas. A porta de entrada do CAMV deverá permanecer fechada, sendo aberta apenas para a entrada e saída de Clientes com marcação prévia.
  • O acompanhamento do animal ao CAMV deve ser realizado preferencialmente por apenas uma pessoa que não pode ser positiva a SARS-Cov-2, nem apresentar sintomas de COVID-19.
  • Será dada preferência aos meios de pagamento electrónicos/contactless.
  • O MV deve continuar a realizar as medidas de autoproteção, seguindo e recomendando os protocolos de higiene geral, como a higiene das mãos, a correcta utilização de equipamento de proteção individual, assim como a limpeza e desinfecção de equipamentos e superfícies com os desinfectantes designados nos protocolos de cada CAMV.
  • Recomendamos minimizar os domicílios ao estritamente necessário pelos riscos associados.
  • Proceder-se-á diariamente à desinfecção de todas as instalações do CAMV assim como quando as circunstâncias o aconselhem.

 

Responsabilidade Colegial

  • Como princípio geral de atuação, a APMVEAC apela ao profissionalismo dos colegas, para que atuem com base na evidência científica e na boa fé, aplicando o senso comum para discriminar quais os casos que requerem atenção imprescindível para a salvaguarda da vida e do bem-estar do animal, assim como a manutenção da Saúde Pública.
  • Recomenda-se o seguimento dos Protocolos de Atendimento em CAMV atualizados e que os Diretores Clínicos informem a OMV e a DGAV acerca do encerramento ou alteração do horário do seu CAMV.
  • No caso de encerramento    , deverá proporcionar aos seus clientes uma forma efetiva de entrar em contacto direto (i.e telemóvel) de forma a realizar a triagem prévia dos casos, e encaminhar, caso se aplique, o paciente para um outro CAMV.
  • Enquanto profissionais, devemos sempre seguir os princípios deontológicos e de bom senso, contactando diretamente os colegas e coordenando a referência do caso em estrito cumprimento dos seus protocolos.

 

Responsabilidade Social

  • Os CAMV que se mantêm em funcionamento (ou a fazer triagem) contribuem para diminuir a sobrecarga dos Hospitais Veterinários que trabalham 24h/dia, assim como para uma melhor orientação dos casos que precisam de acompanhamento mais prolongado.
  • Estamos conscientes de que a situação sanitária ainda cria ansiedade e incertezas nos nossos clientes e tutores, pelo que nos cabe reforçar, junto dos mesmos, o nosso compromisso com o bem-estar dos seus animais. comunicando de forma tranquilizadora, clara e empática.

 

30 de Setembro de 2021

APMVEAC – GIEGAV