Bem Estar Profissional

A profissão Médico Veterinária, tal como outras profissões da saúde, está sujeita a condições particulares que afectam a saúde dos seus membros. A actividade da Medicina Veterinária de Animais de Companhia não é diferente nessa dificuldade que se manifesta na generalidade dos membros das equipas, médicos veterinários, enfermeiros veterinários e demais elementos das mesmas. Interessa a esta Associação de forma muito sentida que o Bem Estar dos seus membros e dos membros das suas equipas tenham um foco positivo e que façam da sua actividade profissional um motivo essencial da sua saúde e felicidade.

SAÚDE MENTAL NA PROFISSÃO VETERINÁRIA

Saude Mental na Profissão Veterinária

A profissão Médico Veterinária, tal como outras profissões da saúde, está sujeita a condições particulares que afectam a saúde dos seus membros. A actividade da Medicina Veterinária de Animais de Companhia não é diferente nessa dificuldade que se manifesta na generalidade dos membros das equipas, médicos veterinários, enfermeiros veterinários e demais elementos das mesmas.

Interessa a esta Associação de forma muito sentida que o Bem Estar dos seus membros e dos membros das suas equipas tenham um foco positivo e que façam da sua actividade profissional um motivo essencial da sua saúde e felicidade.

Nesta secção compilam-se estudos, artigos e links para associações congéneres e outras instituições que abordem de forma generalizada o estado da saúde mental da profissão, os números e as estatísticas relevantes que importam para melhor agir depois.

Na secção 2, disponibilizamos recursos compilados de outras fontes que promovem a saúde mental e a saúde geral dos médicos veterinários e demais membros da profissão e da actividade dos nossos membros em particular.

Na secção 3, encontramos recursos que identificam e sugerem caminhos para identificar, prevenir, agir e mitigar os efeitos negativos da profissão sobre os seus membros, também no formato de compilação e biblioteca.

Na secção 4, encontram-se recursos próprios da APMVEAC equivalentes aos das secções anteriores. Alguns serão de acesso livre, outros serão reservados aos sócios da APMVEAC, mediante acesso próprio.

 

LINHAS DE APOIO

Linha SOS voz amiga: 800 209 899

Linha de apoio emocional e prevenção ao suicídio


PÁGINAS INSTITUCIONAIS

AVMA/RCVS
Declaração conjunta da AVMA e do RCVS sobre Saúde Mental e Bem Estar dos Veterinários

FECAVA – Federation of Veterinary Companion Animals Veterinary Associations
Página com recursos, criada pelo Grupo de Trabalho de Saúde Mental e Bem Estar da FECAVA.

WSAVA – World Small Animal Veterinary Association
Recursos compilados pelo Grupo de Bem Estar Profissional da WSAVA

Mind Matters Iniciative (RCVS – Royal College of Veterinary Surgeons)
Iniciativa do RCVS, que apoia, entre outros, a VetLife

AVMA – American Veterinary Medical Association
Alguns dos recursos são exclusivos para membros da AVMA

AVA – Australian Veterinary Association
Secção Vet Health. Muitos recursos de definição e partilha de ferramentas para combater os problemas de saúde dos Médicos Veterinários.

VetLife
Com raízes em instituições não governamentais com mais de 100 anos, no Reino Unido, tem 3 ramos: Vetlife Helpline, Vetlife Health Support e Vetlife Financial Support.
A secção Advice&Information oferece conselhos sobre Saúde geral e Mental.


ESTUDOS E ARTIGOS

CFMV – Setembro Amarelo e a importância da saúde mental dos profissionais
Enquadrado na iniciativa de âmbito nacional do Brasil – Setembro Amarelo – artigo sobre o estado da situação mental dos veterinários brasileiros, incluindo conselhos.


APLICAÇÕES

VETS IN MIND – APP

Vets in Mind

“A Vets in Mind é uma organização sem fins lucrativos que visa ser uma fonte de informação de qualidade sobre saúde mental e bem-estar para o mercado veterinário, fornecendo informações de fontes credíveis, estudos de caso da nossa profissão e orientando as pessoas para programas geridos por várias associações, organizações, instituições de caridade e grupos de apoio ao redor do mundo para todos os membros do mercado veterinário, sejam eles profissionais, acadêmicos ou empresas e instituições de caridade no mercado veterinário.”

PROMOVER A SAÚDE MENTAL

Promover a Saúde Mental

Tal como noutras profissões, os médicos veterinários podem ser pro-activos no sentido de proteger a sua Saúde Mental e o seu Bem Estar, de modo a desempenhar melhor as suas funções para com os animais sob o seu cuidado e para com a sociedade. Ser médico veterinário e ver a sua carreira proporcionar a vertente profissional da sua felicidade será certamente o objectivo maior.

Os médicos veterinários apresentam-se, por outro lado, como um dos líderes indispensáveis das equipas veterinárias e devem ser fomentadores do mesmo Bem Estar a nível da mesma e estar atentos às necessidades da mesma, a esse nível.

Nesta secção, colocamos à disposição links para recursos que promovem a saúde mental, tanto a nível individual como a nível da equipa veterinária.

 

RECURSOS INDIVIDUAIS

Gestão de stress para clínicos durante a pandemia de COVID-19
Documento sobre as acções mais directas para ajudar a gerir o stress durante a pandemia

Webinar Hill’s sobre Gestão de Stress em situações de Crise

Webinar (YouTube): Navegar o caos do COVID-19

Questionário de avaliação de Qualidade de Vida Profissional (AVMA)

Cuidar de si – Veterinários (AVMA)
Artigo sobre Self Care para veterinários, definindo as 9 áreas importantes. Inclui links para ferramentas de avaliação e outros recursos.

Equilíbrio entre vida pessoal e profissional (AVA)
Artigo com 10 conselhos para equilibrar estas 2 facetas

 

RECURSOS PARA AS EQUIPAS VETERINÁRIAS

Artigo curto, descrevendo ferramentas de gestão para reforçar o Bem Estar da equipa; links apenas para membros da AVMA

Dicas organizacionais e individuais, dirigidas às 9 vertentes do Bem Estar

Implementando um programa de Bem Estar no CAMV
Página com plano para desenvolver um Programa de Bem Estar num ambiente organizacional veterinário. Contagem decrescente para o Bem Estar. Recursos externos. Alguns recursos apenas disponíveis para membros AVMA.

Sintomas organizacionais de fadiga por compaixão – AVMA
Sinais detectáveis numa equipa que sofra de Compassion Fatigue. Link para Compassion Fatigue Awareness Project

 

BURNOUT, STRESS E DISFUNÇÕES MENTAIS

Burnout, Stress e Disfunçoes Mentais

Sabendo-se que a profissão veterinária é, à partida, uma das mais propensas a demonstrar distúrbios do Bem Estar com origem na profissão, é importante demonstrar a capacidade de identificar, prevenir, agir e mitigar os efeitos negativos da profissão sobre os seus membros. Para isso, é necessário que os membros estejam atentos aos comportamentos dos seus colegas, conhecer as ferramentas e os recursos a recomendar. Acima de tudo, a entreajuda é essencial em qualquer ambiente de trabalho.

 

Linha SOS voz amiga: 800 209 899

Linha de apoio emocional e prevenção ao suicídio

Mental Health First Aid Guidelines – Mental Health First Aid Australia

Mental Health First Aid Downloads – Mental Health First Aid Australia

Facts & tips about stress – Australian Veterinary Association

Compassion Fatigue Awareness Project

RECURSOS APMVEAC

Recursos APMVEAC

A APMVEAC participa no Mental Health and Wellbeing Working Group da FECAVA e, enquanto membro da WSAVA, tem acesso aos recursos do respectivo Comité de Bem Estar Profissional. Estas actividades permitiram à APMVEAC desenvolver um plano que visa promover a Saúde Mental e o Bem Estar dos seus membros e das suas equipas.
Algum do conteúdo estará disponível ao público, o restante será disponibilizado em exclusivo aos membros, mediante acesso personalizado.