Saúde Mental na profissão veterinária

A profissão Médico Veterinária, tal como outras profissões da saúde, está sujeita a condições particulares que afectam a saúde dos seus membros. A actividade da Medicina Veterinária de Animais de Companhia não é diferente nessa dificuldade que se manifesta na generalidade dos membros das equipas, médicos veterinários, enfermeiros veterinários e demais elementos das mesmas.

Interessa a esta Associação de forma muito sentida que o Bem Estar dos seus membros e dos membros das suas equipas tenham um foco positivo e que façam da sua actividade profissional um motivo essencial da sua saúde e felicidade.

Nesta secção compilam-se estudos, artigos e links para associações congéneres e outras instituições que abordem de forma generalizada o estado da saúde mental da profissão, os números e as estatísticas relevantes que importam para melhor agir depois.

Na secção 2, disponibilizamos recursos compilados de outras fontes que promovem a saúde mental e a saúde geral dos médicos veterinários e demais membros da profissão e da actividade dos nossos membros em particular.

Na secção 3, encontramos recursos que identificam e sugerem caminhos para identificar, prevenir, agir e mitigar os efeitos negativos da profissão sobre os seus membros, também no formato de compilação e biblioteca.

Na secção 4, encontram-se recursos próprios da APMVEAC equivalentes aos das secções anteriores. Alguns serão de acesso livre, outros serão reservados aos sócios da APMVEAC, mediante acesso próprio.


LINHAS DE APOIO

Linha SOS voz amiga: 800 209 899

Linha de apoio emocional e prevenção ao suicídio


PÁGINAS INSTITUCIONAIS

WSAVA

FECAVA

AVMA/RCVS

Mind Matters Iniciative (RCVS)

AVMA
Alguns dos recursos são exclusivos para membros da AVMA

AVA

VetLife

 

VETS IN MIND – APP

 

Vets in Mind

“A Vets in Mind é uma organização sem fins lucrativos que visa ser uma fonte de informação de qualidade sobre saúde mental e bem-estar para o mercado veterinário, fornecendo informações de fontes credíveis, estudos de caso da nossa profissão e orientando as pessoas para programas geridos por várias associações, organizações, instituições de caridade e grupos de apoio ao redor do mundo para todos os membros do mercado veterinário, sejam eles profissionais, acadêmicos ou empresas e instituições de caridade no mercado veterinário.”


ESTUDOS E ARTIGOS

CFMV – Conselho Federal de Medicina Veterinária do Brasil