Programa de Controle da Displasia da Anca

REGRAS PARA SUBMISSÃO DAS RADIOGRAFIAS PARA CLASSIFICAÇÃO DE DISPLASIA DA ANCA

Identificação da radiografia

Para se identificar correctamente a radiografia deve utilizar-se um sistema indelével que fique impresso na emulsão radiográfica no momento do disparo ou após o disparo através de máquinas identificadoras que funcionam à luz normal ou de câmara escura.

Os dados que devem fazer parte da identificação da radiografia são:

    • Lado direito e esquerdo da radiografia
    • Número de identificação do animal (microchip ou tatuagem)
    • Data de realização da radiografia

Em nenhum caso os dados de identificação deverão sobrepôr-se à imagem radiográfica.

Os dados devem ser facilmente legíveis.

 

Idade do animal

Só se recebem radiografias de animais com mais de 1 ano de idade (raças pequenas, médias e grandes) e 18 meses nas raças gigantes.

 

Características das radiografias

    • Devem utilizar-se películas de tamanho 30×40 cm ou 35×43 cm conforme o tamanho dos animais
    • Na película radiográfica a imagem deve conter as asas do ilio, ambos os fémures e as mesetas tibiais
    • O posicionamento do animal é a posição ventro-dorsal
    • A imagem deve ser simétrica, sendo esta avaliada pela simetria dos buracos obturadores, asas do ilio, canal pélvico, paralelismo de ambos os fémures e patelas centradas sobre as trócleas femorais
    • A radiografia deve ser de boa qualidade e com bom contraste
    • Todas as radiografias que não cumpram os requisitos anteriores serão devolvidas

 

Classificação das radiografias

* GRAU A- AUSÊNCIA DE DISPLASIA

Congruência da cabeça femoral e cavidade acetabular. O bordo crânio-lateral apresenta-se bem definido e ligeiramente arredondado. O espaço articular apresenta-se estreito e uniforme. O ângulo de Norberg situa-se à volta de 105º. Nas articulações excelentes o bordo crânio-lateral envolve a cabeça femoral um pouco em direcção latero-caudal.

* GRAU B- ARTICULAÇÕES COXO-FEMURAIS QUASE NORMAIS

A cabeça femoral e o acetábulo apresentam-se ligeiramente incongruentes e o ângulo acetabular de Norberg mede aproximadamente 105º ou o centro da cabeça femoral encontra-se em posição medial em relação ao bordo dorsal do acetábulo, e o acetábulo e cabeça femoral são congruentes.

* GRAU C- DISPLASIA LIGEIRA

Incongruência da cabeça femoral e do acetábulo. O ângulo de Norberg mede aproximadamente 100º e o bordo crânio-lateral encontra-se ligeiramente aplanado ou podem encontrar-se ambas as alterações. Podem encontrar-se irregularidades ou sinais ligeiros de alterações de artrose do bordo acetabular cranial, caudal ou dorsal, bem como da cabeça e colo do fémur.

* GRAU D- DISPLASIA MODERADA

Incongruência marcada entre a cabeça do fémur e o acetábulo com sub-luxação. O ângulo de Norberg mede ligeiramente acima de 90º. Aplanamento do bordo crâniolateral e/ou sinais de artrose.

* GRAU E- DISPLASIA GRAVE

Sinais graves de displasia nas articulações coxo-femorais tais com: luxação ou subluxação grave. Ângulo acetabular de Norberg inferior a 90º: Aplanamento claro do bordo acetabular cranial. Deformação da cabeça do fémur (forma de cogumelo, aplanada) e outros sinais de artrose.

 

Regras de envio das radiografias

A radiografia será enviada pelo Médico-Veterinário que a realizou para a sede da APMVEAC (Rua Américo Durão 18-D; 1900-064 Lisboa), acompanhada por um cheque à ordem da APMVEAC com o montante do valor da taxa leitura.

A radiografia deverá ser acompanhada pelo impresso próprio de submissão e este devidamente preenchido.

As radiografias serão armazenadas na sede da APMVEAC.

Serão enviadas duas cópias do certificado, uma para o arquivo próprio do Médico-Veterinário e outra para o proprietário do animal.

 

Recursos à classificação

Existe a possibilidade de apresentar recurso da classificação emitida. O Médico Veterinário que solicitou a primeira leitura deverá apresentar uma carta solicitando o recurso.

A carta deverá ser acompanhada de um cheque à ordem da APMVEAC com o montante do valor da taxa de recurso.

Caso seja alterada a classificação inicial, este valor será devolvido.

Impressos (PDF)

PROGRAMA IMPRESSO