Caros Associados,

No âmbito do projeto de investigação “Translating Science into Policy: A Multisectoral Approach to Adaptation and Mitigation of Adverse Effects of Vector-Borne Diseases, Environmental Pollution and Climate Change on Planetary Health” fundado pela Comissão Europeia e coordenado pela PLANET4HEALTH, da qual a APMVEAC é sua parceira, gostaríamos que o seu CAMV participasse ativamente e de livre vontade nesta iniciativa que tem como objetivos:

    • Criar mapas de pontos críticos ambientais para a Leishmaniose canina, identificando áreas de alto risco para a transmissão da doença;
    • Prever a propagação da doença em vários cenários, promovendo a exatidão das previsões;
    • Desenvolver estratégias de monitorização para acompanhar a propagação da doença através de animais hospedeiros e dos vetores (culicóides), criando modelos de previsão para a deteção e intervenção precoce;
    • Criar modelos de avaliação de riscos, bem como sistemas de alerta precoce “Early Warning Systems” para a Leishmaniose.

Para tal, a APMVEAC está a solicitar aos seus associados que partilhem a identificação de casos de Leishmaniose no seu CAMV nos últimos 10 anos. O relato de ausência de casos é igualmente importante para este projeto. Em ambos os cenários, será requerido que preencham no inquérito que será fornecido posteriormente os dados relativos a cada caso. 

Esta partilha de dados tem um carácter sigiloso e anónimo, seguindo as condições estabelecidas no Acordo de Confidencialidade que será assinado por ambas as partes.

Como gratificação pela colaboração prestada, a associação irá sortear pelos colegas participantes uma entrada gratuita num dos congressos organizado pela APMVEAC, o Congresso Nacional ou o Congresso de Medicina Felina.

Caso pretenda associar-se a esta iniciativa, envie uma mensagem para o endereço [email protected] onde posteriormente será fornecida toda a documentação necessária.

A APMVEAC agradece a colaboração de todos que tentam mitigar e solucionar o impacto que a degradação ambiental tem na saúde humana, animal e do planeta.